Conheça as ultimas novidades da Energia Solar do espaço!

A energia solar fotovoltaica já é uma das principais fontes de energia renovável no mundo. Nos últimos anos, a geração solar fotovoltaica flutuante vem ganhando mais espaço. De acordo com o Banco Mundial, a energia solar flutuante poderia dobrar a capacidade instalada de energia solar existente já que existem no mundo mais de 400.000 km² de reservatórios artificiais de água, ou seja, pântanos, represas, reservatórios e similares. Os dados indicam que a capacidade instalada passou de 61 MW em 2015 para mais de 3 GW em 2021.

O grupo Iberdrola está desenvolvendo um projeto para instalar no Brasil a primeira usina fotovoltaica flutuante da empresa no mundo. O projeto será construído no espelho d’água do Açude do Xaréu, na ilha de Fernando de Noronha, onde a Iberdrola está desenvolvendo diversas soluções energéticas sustentáveis. Essa iniciativa é realizada em conjunto com a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), que opera a rede de distribuição de água e esgoto em toda a ilha, e com o apoio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) do Brasil. Com uma potência de 0,63 MW, a usina flutuante gerará cerca de 1.240 megawatts/hora (MWh) de energia verde por ano, o suficiente para cobrir mais de 50% do consumo de energia da COMPESA na ilha. A instalação terá cerca de 940 painéis que evitarão a emissão para a atmosfera de mais de 1.660 toneladas de CO2 por ano.

As usinas fotovoltaicas flutuantes são muito parecidas com as usinas fotovoltaicas tradicionais, mas apresentam algumas diferenças. Os módulos fotovoltaicos flutuantes são geralmente os mesmos que os instalados em terra, porém não costumam ser bifaciais, devido a necessidade de proteção contra umidade e corrosão. Quanto ao sistema elétrico, estão sendo desenvolvidas estruturas do tipo barca com alta flutuabilidade que são utilizadas tanto para inversores como até mesmo para transformadores. A mesma situação acontece com os cabos, já que estão sendo desenvolvidas soluções inovadoras para usinas flutuantes.

Principais Vantagens:

  • O sistema de energia solar fotovoltaica flutuante reduz a evaporação do corpo d´água, gerando economia de água.

  • A fotovoltaica flutuante evita que rajadas de ventos mais fortes provoquem a erosão das margens.

  • Reduz a eutrofização, protegendo contra o crescimento excessivo de algas nos corpos d’água.

  • A fotovoltaica flutuante pode disponibilizar um aumento de produção, pois como a água é responsável por resfriar naturalmente os painéis solares, o problema de perda de eficiência causado pelas altas temperaturas é minimizado.

  • Os painéis da usina de energia solar serem instalados na água é uma vantagem pois aumenta a disponibilidade do uso de terras para outras utilidades, já que as fazendas de painéis solares fotovoltaicos tendem a ocupar grandes áreas

Principais Desvantagens:

  • Os custos de investimento são atualmente mais altos do que para a fotovoltaica instalada na terra.

  • Devido a localidade da instalação ser em corpos d’água, a inclinação dos painéis solares fica limitada nos atuais modelos de flutuadores. O que pode ter um efeito significativo na produção.

  • As operações de manutenção podem ser mais complicadas e exigir mergulhadores, o que gera incerteza sobre seus custos.

 

Referências:

No Comments

Post A Comment